O Genaplant trabalha com as seguintes linhas de pesquisa:
Atividade antimicrobiana de óleos essenciais
Propõe verificar e analisar o potencial antimicrobiano dos óleos essenciais de indivíduos de espécies nativas com potencial medicinal.
Capacidade combinatória de híbridos
Avalia a capacidade combinatória entre genótipos para caracteres de interesse.
Caracterização de espécies nativas
Analisar e diferenciar geneticamente indivíduos por meio de marcadores SSRs, ISSRs, RAPD e Isoenzimas; determinar os processos germinativos e avaliar à expressão diferencial de genes. Indicando genótipos de interesse para áreas de conservação e de aspecto econômico.
Delineamento sistemático tipo “leque”
Para espécies de interesse econômico com pouco conhecimento sobre o melhor espaçamento para plantio, pesquisas são realizadas a ponto de avaliar o comportamento e estudar as relações entre às características dendrométricas, floração, frutificação e produção de sementes em plantio sob gradiente de espaçamento.
Desenvolvimento de biossensor multienzimático
A construção de biossensores enzimáticos é interessante devido ao seu elevado potencial na detecção de compostos fenólicos. No monitoramento ambiental, estes compostos podem está relacionados à poluição ou ainda em compostos orgânicos que são descartados, mas podem apresentar potencial de uso. Obter matéria-prima com alta atividade analítica e que seja de fácil obtenção é o nosso desafio.