top of page
FLORESTAS EM SERGIPE: Construindo uma Política Florestal (2012)

O governo assumiu o desafio de dotá-lo de uma política florestal, que, pioneira na região nos tempos atuais, pretende-se seja um laboratório e uma referência no desenvolvimento de estratégias que valorizem as florestas enquanto fornecedoras de bens e serviços ambientais.

Pensando a biodiversidade: aroeira (Schinus terebinthifolius Raddi.) (Livro)

Este livro é o fruto do resultado de três anos de pesquisa, com a finalidade de propor estratégias para o manejo sustentável da aroeira no baixo curso do rio São Francisco. Os resultados obtidos apontam, por diversas vezes, a necessidade urgente de se estabelecer parâmetros para o manejo sustentável da espécie, pois esta tem sido encarada pela sociedade como um recurso econômico ilimitado ou simplesmente como mercadoria. A gestão florestal para a biodiversidade deve ser ampla, incorporando paralelamente ações não somente referentes ao manejo sustentável, mas também programas de restauração florestal, atualmente pouco expressivo na região, e domesticação da espécie, iniciado a partir deste projeto, com base em parâmetros científicos.

Usos, percepções, instrumentos de gestão e sustentabilidade da flora do estado de Sergipe (Livro)

Com o intuito de apresentar os esforços multidisciplinares na conservação dos recursos naturais vegetais, este livro divide-se em quatro partes, com os respectivos temas: usos, percepções, instrumentos de gestão e sustentabilidade. O primeiro tema apresenta quatro estudos construídos com base na etnociência, com ênfase na etnobotânica. No segundo tema trabalhou-se com base em conceitos de autores relacionados à Educação Ambiental. O terceiro tema, traz uma análise de importantes Instrumentos de Gestão florestal e faz algumas reflexões no intuito de contribuir para o fortalecimento da gestão florestal do Estado de Sergipe. O quarto e último tema aborda sobre o extrativismos e a carcinicultura.

 

Capa_Pinhao.jpg
bottom of page